Visagismo analisa as particularidades de cada um para fazer mudanças no visual

Sair do salão de beleza ainda mais bonita: essa é premissa de quem está a fim de mudar o visual. Mas se engana quem acredita que é necessário apenas bom gosto e inspiração para encarar a tesoura. Para que seu rosto fique harmônico, diversos fatores devem ser levados em consideração, como estatura física, cor dos olhos, tonalidade da pele, formato do rosto, a textura e a cor do cabelo e até mesmo a personalidade.

Visagista é o profissional que trabalha com cabelo, estética e maquiagem e utiliza todos esses preceitos para valorizar ainda mais as particularidades cada um, destacando os pontos positivos da personalidade através da beleza e disfarçando o que não agrada.

“Todos os dias, estamos em constante comunicação não verbal, colocando nosso rosto como RG. As linhas do rosto se comunicam da seguinte forma: linhas vertical e horizontal são fortes; linhas convexas são românticas; linhas inclinadas representam a comunicação. Dessa forma, escolhemos o corte adequado para cada pessoa, colocando em pauta a seguinte questão: qual imagem você gostaria de representar?”, comenta Nelson Martins, hair stylist e terapeuta capilar do Cat’s Cabeleireiros.

A grande vantagem do visagismo é, justamente, conseguir se libertar dos padrões de beleza e buscar um estilo próprio a partir de sua personalidade. Outros pontos importantes em uma consulta são o estilo de vida que o indivíduo busca e o trabalho ele tem. Segundo Rauam Vicente , visagista e colorista do Cat’s Cabeleireiros, algumas linhas de corte e cores podem tanto aproximar as pessoas como afastá-las. “Deve ser levado em consideração a personalidade da pessoa, o que ela deixa mais evidente na aparência, se ela é uma pessoa extrovertida, introvertida, se ela é colérica, sanguínea, fleumática ou melancólica. Tudo isso influencia bastante na hora do atendimento, seja para cor ou corte” , diz o especialista.

Antes de iniciar o atendimento, o visagista deve conversar com o cliente e fazer um diagnóstico rápido de como a pessoa é para que seja proposto algo atrativo a ela. Outro artifício muito utilizado são as referências de pessoas famosas com a mesma personalidade que a do cliente, assim, ele consegue visualizar a proposta de mudança.

Rauam explica que a falta de compreensão de que a beleza é o reflexo do interior é o motivo pelo qual algumas pessoas têm dificuldade de se identificar com o espelho. “Alguns indivíduos buscam um ideal de beleza vendido para uma massa e esquecem de buscar a verdadeira beleza, que é o interior, aquilo que ela transparece” , finaliza.

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