Máscaras faciais são conhecidas pelos seus benefícios e por proporcionar à pele do rosto mais saúde

Máscaras faciais são conhecidas pelos seus benefícios.
Divulgação
Máscaras faciais são conhecidas pelos seus benefícios.

Entre todos os rituais de beleza, alguns se destacam pela ação rápida e benefícios comprovados que trazem para nossa pele. E as máscaras faciais estão no topo da lista dos mais indicados para garantir a saúde da cútis.

Com opções para todos os tipos de pele, elas garantem até mesmo a potencialização do efeito de outros cosméticos que usamos. “As máscaras faciais têm o intuito de atuar de uma forma mais rápida e intensa. Isso acontece porque elas apresentam ativos em maior concentração, ficam aderidas à pele com efeito oclusivo, que potencializa o efeito dos ativos e, além disso, confere um resultado mais duradouro. Funciona como um tratamento turbinado ao protocolo de rotina diário”, explica a dermatologista Dra. Helua Mussa Gazi.

Existem máscaras para todos os tipos de pele, por isso a importância de se procurar um profissional capacitado e ler atentamente o rótulo. Confira a lista feita pela dermatologista Dra. Marcela Gouveia:

Pele Seca: máscaras com densidade maior, ou seja, em creme. Recomendo, como uma boa opção, a máscara de argila branca.

Pele Oleosa: máscaras mais finas, ou seja, em sérum. Recomendo aquelas que possuem em sua formulação o ácido salicílico, que irá ajudar a controlar a oleosidade e tratar as acnes.

Pele Mista: máscaras líquidas são bem-vindas em todo tipo de pele, procure aquelas que contenham vitamina C, vitamina E, B3 e B6.

Pele com rosácea, lúpus e herpes cutâneas: devem tomar cuidado e sempre procurar a ajuda de um profissional. Fique atento: “Máscaras que contêm em sua formulação ácidos devem ser utilizadas no período noturno, pois têm a capacidade de provocar facilmente manchas na pele se em contato com o Sol. O uso do protetor solar durante o dia é indispensável”, acrescenta a Dra. Marcela.

PREPARANDO A PELE

Sobre os benefícios das máscaras faciais nós já sabemos, mas de nada adianta aplicar o produto sem antes preparar a pele para recebê-lo da melhor forma e absorver todas as suas propriedades. “Antes de aplicar a máscara, deve-se realizar uma boa limpeza da pele, que pode ser feita com um sabonete neutro e bastante água”, ensina a Dra. Marcela.

MÁSCARAS DE ARGILA

Muito famosas e utilizadas com frequência, as máscaras de argila são ótimas para desintoxicar a pele, pois promovem a limpeza profunda dos poros.

Hoje, temos no mercado argilas com finalidades distintas que podem controlar a oleosidade, melhorar a acne, nutrir e até mesmo dar efeito tensor (efeito lifting). “A argila favorece a troca celular, afinando e clareando a pele. Além disso, absorve toxinas e impurezas, melhorando, desta forma, a oleosidade. Suaviza, amacia e acalma, melhorando a circulação da pele. Tem efeito bactericida” , fala a Dra. Helua.

Lembre-se sempre de procurar um produto que seja específico para sua pele, na dúvida, converse com seu dermatologista e ele indicará as propriedades certas para garantir uma pele bonita e saudável.

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DE CADA ARGILA:

Verde: para pele oleosa e acneica. Possui ação adstringente, secativa, bactericida e cicatrizante. Branca: para peles sensíveis e desidratadas. Possui grande concentração de alumínio, promovendo ação clareadora e cicatrizante.

Vermelha: para peles mais sensíveis e rosadas. É rica em ferro e cobre, auxiliando na respiração celular. Possui ação antienvelhecimento.

Rosa: uma combinação da argila branca com a argila vermelha. É indicada para peles sensíveis e delicadas. Tem ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.

Cinza: indicada para peles oleosas e com manchas. Contém em sua formulação o titânio, combatendo assim, a acne. Tem ação antioxidante.

Preta: considerada a rainha das argilas, por ser a mais nobre entre elas. Indicada e muito utilizada para peles oleosas. Tem ação anti-inflamatória, antiestresse e é uma excelente rejuvenescedora.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.