Tamanho do texto

A mostra reúne 30 obras da fotografa alemã Ellen Von Unwerth

Galeria Mario Cohen e Loungerie celebram lançamento da exposição
Ellen von Unwerth / Divulgação
Galeria Mario Cohen e Loungerie celebram lançamento da exposição "Divas"

A Galeria Mario Cohen e a Loungerie armam nessa quinta-feira, dia 8, um coquetel de inauguração da exposição " Divas ", primeira da fotografa alemã Ellen Von Unwerth no Brasil, para convidados especiais.

A mostra reúne 30 obras da artista que influenciou com assinatura estética marcante o universo da moda ao acentuar a feminilidade e a força das modelos, extraindo delas exuberância e protagonismo. A curadoria é de Nadine Barth e do próprio Mario Cohen , juntos selecionaram imagens significativas da carreira da Ellen, muitas delas do seu novo livro Heimat ( Taschen/2017 ) que homenageia de forma irreverente a região da Baviera - onde ela passou parte de sua vida - explorando com humor e sensualidade os clichês folclóricos do lugar.

Não por acaso, o coquetel – apenas para convidados - foi marcado para hoje, Dia da Mulher. Assim como na exposição de Ellen, a figura feminina também é o personagem principal da Loungerie, que apoia o evento e celebra a data.

A exposição abre para o público a partir de sexta-feira, dia 9, permanecendo disponível até dia 20 abril.

 Sobre Ellen von Unwerth

Criadora multimídia é um termo que define pessoas como a Ellen: ex-modelo, cineasta, diretora de vídeo e fotógrafa fashion consagrada, começou a vida profissional como assistente em um circo após sair do orfanato no qual foi criada desde que nasceu em 1954. Descoberta ainda jovem por John Casablancas , foi retratada no papel de modelo promissora por nomes como Helmut Newton , Guy Bordin e Oliviero Toscani . Mais tarde, em 1986, incentivada por um namorado que lhe presenteou com uma câmera fotográfica, atuou como fotojornalista até voltar para o mundo da moda, mas desta vez manejando as lentes.

Reconhecida por investir em uma estética colorida, sexy e sofisticada, colocou-se como um contraponto às heroínas chiques da década de 1990 – época em que as modelos eram excessivamente magras, tristes e, muitas vezes, com um aspecto doente. Na contramão disso, Ellen sempre revelou mulheres fortes, descontraídas, poderosas e felizes captadas pelo olhar inquieto que, segundo ela, é assim por ser naturalmente feminista. O faro para reconhecer jovens talentos deu o pontapé inicial nas carreiras estreladas de Claudia Schiffer , Adriana Lima , Alessandra Ambrósio , entre outras.

Sempre busco por vida em minhas imagens. Nelas, as mulheres são fortes, descontraídas, poderosas. Estão se divertindo. Para mim, nas fotos, nem as acho tão sensuais assim ”, afirmou Ellen em entrevista para a Flare .

SERVIÇO:

Exposição: DIVAS – Ellen von Unwerth

Período: de 09/03 até 20/04

Local: Galeria Mario Cohen

Rua Joaquim Antunes, 177, conjunto 12 - Jardim Paulistano – Telefone (11) 3062-2084

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta, das 11h às 19h;

Sábados, das 11h às 15h

Dom e feriados fechado.

Entrada Gratuita

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.