Tamanho do texto

Hidratação é fundamental para uma make mais bonita e duradoura

Maquiadora Bruna Soares produzindo uma modelo
Dennis Phillipps
Maquiadora Bruna Soares produzindo uma modelo

Preparar a pele: essa é a dica para quem quer fazer a maquiagem perfeita. Uma pele bem tonificada e hidratada é essencial para conseguir uma make dos sonhos. E para ganhar um efeito surpreendente, a maquiadora Bruna Soares dá algumas dicas:

1° - O primeiro passo é limpar a pele para retirar qualquer tipo de impureza dos poros. Para este processo, pode-se utilizar um sabonete facial, sabonete em barra, ou líquido. Caso a pele seja muito oleosa, é indicado a utilização de adstringente. Depois de enxaguada, a pele deve ser tonificada com um tônico facial, que tem a função de limpar e fechar os poros, preparando-a para receber a maquiagem.

2° - O próximo passo é a hidratação da pele e, segundo Bruna, este é um dos momentos mais importantes da preparação. “Ao ser hidratada, a pele fica mais saudável e o efeito da base fica mais natural, mais lisinha e sem perigo de craquelar. Além disso, as linhas de expressão ficam menos marcadas, deixando o rosto com expressões mais suaves e harmoniosas. A hidratação pode ser feita com cremes, géis ou seruns, que são aqueles oleozinhos mais finos com tecnologias avançadas”, comenta a maquiadora.

3° - O terceiro passo é o velho conhecido de todos os dias: o filtro solar. De acordo com a dermatologista Anna Cecília Andriolo , muitos produtos são transparentes e podem ser usados antes da maquiagem, conferindo a proteção ideal para o dia a dia.  "Temos também produtos que já tem cor na sua formulação, inclusive em vários tons de pele, servindo como filtro solar e base simultaneamente - são os meus preferidos. De qualquer forma, ao longo do dia, o ideal é reaplicar o filtro solar. A frequência da reaplicação depende de cada caso. Essa reaplicação pode ser feita com filtros líquidos que não removem a maquiagem ou com filtros solares na forma de pó compacto. Atenção: FPS menores que 30 não protegem a face de forma adequada. Os produtos dermatológicos indicados tem sempre um FPS mínimo de 30 ou mais” , explica a doutora.

E para quem tem receio de utilizar o filtro e depois passar a maquiagem com medo de anular o efeito do protetor solar, não há com o que se preocupar. "Quando usado por baixo da base, deve-se esperar de 1 a 2 minutos para que o filtro solar seja completamente absorvido e aí então a maquiagem pode ser aplicada. Não há nenhuma interferência negativa se a aplicação ocorrer de modo correto” , afirma a dermatologista.

Depois da pele preparada, pode-se seguir o ritual da maquiagem: primer, base, blush, máscaras de cílio e batom.

E quase tão importante quanto fazer uma ótima maquiagem, é saber que a mesma deve ser retirada para que a pele possa respirar e não fique oleosa. “Não existe um tempo cronometrado, e sim um bom senso da parte de cada um. O ideal é utilizar produtos adequados para o seu tipo de pele e evitar os exageros no dia a dia, mas não há por que ficar desesperada se em alguns momentos precisar ficar um número maior de horas com a maquiagem. Sempre que possível, deve-se remover todos os produtos com um higienizador adequado respeitando as características da sua pele, ingerir bastante água durante o dia e remover a maquiagem antes de dormir. Estes são hábitos que vão “casar” direitinho com o seu estilo e garantir uma pele maquiada e saudável!” , finaliza a doutora.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.