Tamanho do texto

Em apenas quatro passos saiba como é possível aumentar a capacidade de leitura e aprendizagem nos estudos

Aprenda a ler mais rápido e absorver
Google

À vezes parece que não basta ler muito para aprender e absorver as informações que se precisa, por isso Victor Ribeiro, especialista em aprendizagem acelerada e criador do treinamento online Estratégias de Aprovação, oferece quatro dicas infalíveis para ajudar a melhorar a rapidez e a efetividade da leitura. “O objetivo é aumentar a capacidade de obter mais conhecimento em menos tempo”, completa. Sendo assim, confira os passos a seguir:

- Vocabulário: O aumento da velocidade de leitura passa pela necessidade de se dominar as palavras e termos técnicos que houver no texto. Por isso, as pessoas devem estudar o significado das palavras antes de se dedicarem a uma leitura mais complexa. “Cada tipo de conhecimento possui um grupo de 100 palavras, em média, que facilitam a leitura se você souber o significado delas. Entretanto, muitos acreditam saber o significado das palavras, quando na verdade sabem falar sobre elas, mas não aprenderam de fato suas definições”, explica.

- Atenção: Depois de dominar o vocabulário, o segundo passo é trabalhar a atenção que deverá ser dada à leitura. “Quando a sua atenção se dispersa em uma leitura, você consegue perceber rapidamente e voltar ao foco, diferente de uma aula, por exemplo, em que você se dá conta de que está pensando em outra coisa depois que o professor já caminhou com uma parte da aula”, afirma o especialista, acrescentando que a nossa atenção tende a ser maior quando lemos em um passo mais rápido. “Isso porque o nosso cérebro entende que precisa estar mais alerta”, completa.

- Velocidade de processamento: De acordo com ele, nosso cérebro tem uma velocidade de processamento das informações similar a de um computador. “A única diferença é que este tem apenas uma velocidade, enquanto que o cérebro pode aprender a se acelerar. Isso determina quantas palavras de informação ele consegue absorver por segundo, ou quantos pedaços de informação por minuto”, esclarece Victor. Ou seja, a velocidade com que as pessoas leem depende da sua velocidade de raciocínio e treinamento.

- Eliminar vícios: Segundo Victor, a maioria das pessoas é alfabetizada com base em algumas práticas que se tornam vícios negativos para a sua performance. São eles: o foco em sílabas ao invés de ideias ou palavras, já que aprendemos sílaba por sílaba quando estávamos na escola; valorizar os conectores e repetir as palavras que não foram lidas corretamente. “Como nós aprendemos a reler tudo aquilo que líamos errado ou sem entender, acabamos criando um hábito de voltar à frase só para prestar atenção em cada vírgula, quando o sentido do texto já foi captado e você pode seguir adiante”, explica.
Sendo assim, ele deixa seu recado: “Trace esses passos e a leitura vai se tornar sua melhor amiga no seu processo de aprovação. Isso vai acabar com a sua insegurança de ler livros e textos”, conclui.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.