Tamanho do texto

OBSERVAR O ESTILO DE QUEM TRANSITA PELAS RUAS E TIRAR O MELHOR CLIQUE PARA DITAR MODA É A MARCA DO STREET STYLE

Leo Faria
Foto Felipe Mazzucatto
Leo Faria

Encontrar na rua cliques perfeitos que podem ditar moda é ter o timing exato de um olhar fashion sobre pessoas que se vestem de forma especial. A verdade é que o frescor do street style no Brasil já mostra forças no mercado da moda.

“No Brasil, o street style ainda é algo novo, está começando a ganhar forças. Mas lá fora ele é muito forte e realmente mostra o que vestir, aonde ir e como ir”, comenta a fotógrafa Caroline Valladão. Grandes marcas apostam no estilo de fotografar

para divulgar suas peças e aproximar as pessoas do mercado, mostrando que as tendências estão por aí, de calçada em calçada, transitando livremente pelo meio comum. “Essa linguagem fotográfica tem ganhado tanto espaço que hoje estampa campanhas de marcas, como Channel e Miu Miu. Acredito que uma das vertentes mais fortes da linguagem de moda atual é o street style”, explica o top fotógrafo Leo Faria. 

Grandes aliadas no sucesso são as redes sociais, que ajudaram a disseminar esse tipo de conteúdo e dar visibilidade ao estilo como aconteceu com Scott Shuman, um dos fotógrafos do ramo mais consagrados da atualidade. Seu nome está por trás do blog “The Sartorialist”, que, desde 2005, está na rede divulgando a relação do mercado da moda relacionado ao dia a dia das pessoas. E eles são unânimes, o street style dita tendência! “No princípio da indústria da moda, sabe-se bem que os designers impunham o que seria tendência ou não, com o passar do tempo, este papel se inverteu, quem está no comando atualmente é o consumidor, no caso quem compra e veste o produto, pois é por meio deste que se adiciona originalidade à peça.

A moda serve basicamente para expressarmos ao mundo quem somos e as marcas, apesar de consagradas, servem para nós como prestadoras de serviço”, completa o fotógrafo Leonardo Lemos.

Uma vertente do street style é o caminho inverso; o estilo de fotografia funciona tanto que algumas pessoas influentes fazem dele uma cartilha para fotografar, simulando o street em fotos montadas. E vamos além: o street style tem tanto poder, que o objetivo de muitas figuras da moda é atrair essas lentes em semanas de moda do mundo inteiro. Para encerrar, fica a nossa homenagem ao pai dos cliques de street style, Bill Cunningham, que faleceu recentemente aos 87 anos. Para o fotógrafo “o melhor desfile de moda definitivamente é nas ruas”.

“O que define e sempre irá definir o street style das pessoas é comportamento, estilo e atitude” Leo Faria

#para acompanhar

Caroline Valladão:@carovalladao

Leo Faria: @streetstylemood

Leonardo Lemos:@st.identity

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.