Tamanho do texto

Capitólio tornou-se o destino certo para quem busca algo diferente quando o assunto é viagem paradisíaca.

Muito têm para se vangloriar os estados que possuem a costa banhada por belos mares de águas cristalinas, mas quem disse que os mineiros também não contam com um “mar” para chamar de seu? Localizada dentro da área da Serra da Canastra e presenteada pela Usina de Furnas com enormes lagos verde-esmeralda, a pequena Capitólio firmou-se como destino de quem busca contato com a natureza em meio a paisagens paradisíacas. Com pouco mais de oito mil habitantes, o município de Minas Gerais é tranquilo, típico do interior brasileiro. E se você gosta de cachoeiras, piscinas naturais e cenários de tirar o fôlego, a hora de visitar esse incrível lugar é agora. Já que é um roteiro quase desconhecido, vale se programar para desbravá-lo durante o carnaval, com direito a paradinha em Ouro Preto – sede de um dos melhores eventos dedicados a Momo do País.

MIRANTE DOS CÂNIONS DE FURNAS

Sabe aquela foto que parece mais um quadro pintado à mão? É o que dá para sentir ao ver a paisagem panorâmica de cima dos Cânions de Furnas. A vista é um verdadeiro cartão-postal. E o melhor: a entrada é gratuita. Com o acesso pela rodovia MG-050, há estacionamento para carros e ônibus pararem. Após uma pequena trilha de terra, é possível ver o lago de Furnas. Apenas cuidado na hora da selfie, pois não há grades de proteção.

PASSEIO ENTRE OS CÂNIONS

Um dos mais procurados por ali é o passeio de lancha, chalana ou escuna, que dá ao turista a incrível experiência de se aventurar entre os paredões de mais de 20 metros de altura. Ao fim deles, a surpresa fica por conta de cenários maravilhosos de grandes quedas d’água. O trajeto cruza o lago de Furnas e dura cerca de duas horas, tempo suficiente para contemplar a imensidão da natureza.

CASAS DOS SONHOS

Balneário Escarpas do Lago é um bairro nobre de Capitólio, que fica a sete quilômetros do centro da cidade. Com casarões que parecem saídos dos filmes de Hollywood, dá para se hospedar por ali. O lugar é tão bacana que já virou ponto turístico para quem quer conhecer as construções que começaram a ser erguidas a partir de 1978. 

MUITOS PARQUES

Trilha do Sol, Cascata Eco Parque e Paraíso Perdido são parques em Capitólio em que é preciso pagar para entrar, porém eles dão toda a estrutura necessária para que o turista consiga aproveitar ao máximo a experiência de estar em lugares paradisíacos. Se não tiver tempo o suficiente para conhecer todas as dicas, vale pesquisar muito bem antes de fazer o roteiro e ver qual deles mais agrada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.