Tamanho do texto

Manaus, capital do estado do Amazonas, tem muito a oferecer aos turistas

Interior do Teatro Amazonas
Tarciso Albuquerque
Interior do Teatro Amazonas

Poder ver o encontro dos rios Negro e Solimões pela manhã e, à noite, assistir a um espetáculo no Teatro Amazonas são coisas que só Manaus pode proporcionar. A gastronomia é um espetáculo à parte, regado a peixes típicos da região. E quem disse que praia é só no litoral? As praias fluviais são muito procuradas entre os meses de agosto a janeiro. Para conhecer bem Manaus , é preciso, pelo menos, uma semana inteira a fim de conseguir desfrutar de tudo que a cidade oferece. E para não perder nenhum passeio, selecionamos alguns lugares que são visitas obrigatórias, de acordo com o fotógrafo Tarciso Albuquerque , cujas fotos ilustra esta matéria.

ENCONTRO DOS RIOS

É um programa básico, porém é o mais famoso: o tour de barco até o encontro dos rios Negro e Solimões. É incrível ver como, por seis quilômetros, o barrento rio Solimões e o escuro Rio Negro não se misturam. O passeio pode ser feito todos os dias, por meio das agências de turismo. 

Tem duração de um dia inteiro, que ainda inclui visita a um centro de artesanato indígena, caminhada pela floresta, passeio de canoa pelos igarapés, comunidades ribeirinhas e almoço. Mas se quiser apenas ver o encontro de rios, vá direto ao Porto da Ceasa.

TEATRO AMAZONAS

Símbolo do Ciclo da Borracha, o Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896 para a apresentação de peças e óperas de companhias europeias. Com fachada neoclássica, hall de entrada de mármore italiano e ferro inglês, comporta 700 pessoas. Em maio, o teatro é cenário para o concorrido Festival Amazonas de Ópera, criado em 1997. Vale a pena também fazer a visita guiada com meia hora de duração.

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO

Próxima ao Teatro Amazonas, a Paróquia São Sebastião é daqueles lugares para se deslumbrar com tamanha beleza. Construída no fim do século 19, a igreja possui uma arquitetura incrível.

AS PRAIAS

As praias de água doce de Manaus são mais bem aproveitadas entre os meses de agosto e janeiro, que é quando a faixa de areia aparece e é possível curtir o local como uma praia do litoral. A Praia da Ponta Negra é uma das mais famosas, aproveite a ida para provar algum petisco típico da região em um dos quiosques.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.