Tamanho do texto

CONHECER A RÚSSIA É ESTAR ABERTO PARA UMA CULTURA CHEIA DE BELEZAS E PECULIARIDADES

Kremlin - Moscou
Divulgação
Kremlin - Moscou

Em 2018, palco do maior torneio de futebol, a Copa do Mundo, a gélida Rússia é um dos destinos mais fascinantes que os turistas irão encontrar. O país é recheado de tradi- ções, possui uma cultura fortíssima, além de belas paisagens e pontos turísticos bem cui- dados e prontos para receber os turistas de braços abertos.

A única barreira fácil de ser quebrada é a do alfabeto cirílico, valendo a pena aprender algumas frases antes de embarcar no avião e, acreditem, os russos serão os mais simpá- ticos possíveis na hora de tentar ajudar os turistas com alguma dúvida. Dentre os des- tinos mais procurados por lá, os com maior destaque são a capital Moscou e a cidade de São Petersburgo.

DVA BILIÉT

As duas palavrinhas juntas, que significam “Dois tickets”, servirão para você visitar os diversos museus e, quem sabe, se estiver no

país para acompanhar os jogos da Copa, ad- quirir ingressos para adentrar os estádios.

Vale dar uma passadinha para conhecer os espaços que receberão os jogos. Ao todo são 12, sendo eles: Samara Arena, Estádio Fisht, Estádio Luzhniki, Estádio Spartak, Estádio Nizhny Novgorod, Estádio São Petersburgo, Volgograd Arena, Estádio Kaliningrado, Rostov Arena, Kazan Are- na, Ekaterinburg Arena e Mordovia Arena. Busque suas localizações e aproveite o espa- ço que estiver mais próximo de você.

EM MOSCOU

Aproveitar a capital russa, que tem pouco mais de 900 anos, deve ser o principal foco de seu roteiro, e se você ainda não tem data cer- ta para a viagem, escolha a primavera (meses de abril e maio) como estação para abraçar seu passeio, pois os dias são mais quentes e há menos filas nos pontos turísticos em com- paração a outras temporadas.

ROTEIRO.2

Avenidas largas, prédios ao estilo Stalinista, históricas igrejas ortodoxas cheias de paredes e cúpulas coloridas, uma mistura boa do clássico e do exótico compõe o cenário de Moscou. Apesar de ser uma cidade grande, é fácil circular por lá e conhecer todos os seus pontos turísticos. Vá à Praça Verme- lha e aos museus Pushkin, Galeria Tretyakov e tan- tos outros que encantam pela gama de exposições que têm a oferecer.

E não deixe de conhecer o famoso Kremlin, um complexo fortificado no centro da capital e que ser- ve como residência oficial do Presidente da Federa- ção Russa. Na parte destinada ao público, é possível conhecer museus, palácios e igrejas. Tudo de tirar o fôlego. Finalize seu passeio por Moscou com um espetáculo do melhor ballet do mundo no Teatro Bolshoi, um dos mais clássicos na arte da dança.

SÃO PETERSBURGO

Perfeita para quem gosta de bons cliques, a cidade é um cartão-postal e tanto! São Petersbur- go foi a capital do país por mais de 200 anos até a Revolução Russa de 1917, por isso em qualquer esquina que dobrar irá encontrar construções im- ponentes e cheias de história.

Catherine Palace - São Petersburgo
Divulgação
Catherine Palace - São Petersburgo

Com a cara do Imperialismo Russo e a alma dos Czares, a arquitetura por lá é cheia de luxo. Palá- cios, monumentos e igrejas - como a do Sangue Derramado, com suas cúpulas coloridas - estão por todos os lados. São detalhes de muita gran- diosidade que merecem ser registrados.

Visite por lá os museus, como o famoso Hermi- tage (situado no charmoso Palácio de Inverno) e o Museu Russo – não tão conhecido, mas que chama atenção por reunir coleções de arte russa.

NÃO SAIA DE LÁ SEM AS SUAS MATRIOSKAS

O brinquedo tipicamente russo, também conhe- cido como “boneca russa”, tem como característica reunir uma série de bonecas de tamanhos diferen- tes e que são colocadas uma dentro da outra.

Na cultura do país, as matrioskas representam a maternidade, a fertilidade, o amor e a amizade. Para os russos, presentear alguém com uma dessas bonecas é um sinal de grande afeto e desejo de vida longa e feliz. Tamanha sua importância na cultura russa de objetos artesanais, em 2001 foi inaugurado o Museu da Matrioska, em Moscou. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.