Tamanho do texto

E hoje quem completa 60 anos é a the one and only: Madonna!

Madonna é a cantora, compositora, dançarina, atriz, escritora, empresária e produtora musical norte-americana de maior sucesso das últimas décadas. Consagrou-se, em seus 35 anos de carreira, como a “Queen of Pop”, influenciando o mundo através da sua música, estilo e atitudes.  

Desde que lançou seu álbum homônimo em 1983, ela já vendeu mais de 300 milhões de álbuns, o que a transformou na best-selling female artist de todos os tempos.

Seu impacto na música, é inegável, mas Madonna é também um dos maiores ícones fashion de todos os tempos. Em 2015 a TIME incluiu ela como uma das “Top 100 Icons of all time in fashion, style and design”, e Anna Wintour, a editor-in-chief da Vogue Magazine, chegou a dizer que “ela é um exemplo perfeito de como a cultura pop e o street style influenciam o mundo da moda. Ao longo dos anos, Madonna tem sido uma das criadoras de estilo mais potentes do nosso tempo. Ela, assim como Karl Lagerfeld, faz a moda acontecer”.

 A Billboard ainda declarou que “nenhuma diva do pop reinventou sua imagem de moda com a consistência e criatividade de Madonna. Ela evoluiu para um ícone de moda, cujo senso de estilo se tornou tão influente quanto suas músicas no topo das paradas”.

Do vestido de noiva de renda branca com cinto ‘Boy Toy’ que definiu seu visual em “Like a Virgin”, ao estilo à la Marilyn Monroe em “Material Girl”, ao collant rosa de “Hung Up”, não podemos negar seu grande impacto no universo fashion! Em celebração as suas seis décadas, relembramos seu estilo e looks mais icônicos que ditaram moda ao longo dos anos!

Madonna possui uma capacidade camaleônica de transformar seu visual: Seu estilo começou com as pulseiras de borracha, bandanas e jóias religiosas, lá na década de 80, e no decorrer de sua vida passou por fases como punk, andrógina, s-m, hip-hop, gueixa, western, military...

Suas escolhas fashion também podem ser caracterizadas pela inspiração em outros ícones da moda do passado. Em seu vídeo de 1985 para "Material Girl", ela se inspirou no visual de Marilyn Monroe do filme “Gentlemen Prefer Blondes”, ao aparecer com o clássico vestido rosa e os muitos diamantes. Marilyn também foi total inspiração no 63º Annual Academy Awards em 1991, quando a cantora apareceu ao lado de Michael Jackson, usando um vestido branco de lantejoulas Bob Mackie com uma estola de pele de luxo e US $ 20 milhões em diamantes da joalheria “Harry Winston”.

No início dos anos 90, Madonna imitou o visual andrógino de Marlene Dietrich da década de 1930, vestindo ternos inspirados em roupas masculinas em seus vídeos, como "Express Yourself”.

Para seu vídeo de 1990, "Vogue", ela imitou a famosa foto de Horst P. Horst, de 1939, das costas de uma mulher usando um espartilho. O espartilho inclusive, virou uma de suas marcas registradas e passou a fazer parte de seu visual no início dos anos 90. Madonna colaborou com o polêmico estilista Jean Paul Gaultier em sua turnê mundial “Blonde Ambition” de 1990, que projetou o memorável corpete com sutiã cônico!

Já nos recent styles, em 2012 ela fez uma aparição épica no Super Bowl XLVI Halftime Show, onde se apresentou com um look costum Givenchy que tinha referências a um gladiador romano e a Cleópatra!

E ela sempre chama atenção com suas escolhas para o Met Gala: em 2016 dividiu opiniões ao escolher um ousado vestido Givenchy que mostrava seu bumbum e seios! E em 2018, se reuniu com Jean Paul-Gaultier para desenvolver um look com o tema “Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination” do evento.

Truth be told, não importa qual roupa, estilo ou designer ela decida vestir, Madonna já se imortalizou como um dos maiores ícones de todos os tempos! E gostando ou não, com ou sem polêmica, tudo que ela faz, é sucesso na certa! Na galeria, confira os looks mais emblemáticos da eterna Queen of Pop e birthday girl!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.