Tamanho do texto

O filme “Bohemian Rhapsody” inicia e termina com o histórico Live Aid, em 1985.

Bohemian Rhapsody
Divulgação
Bohemian Rhapsody

Com cerca de 1,9 bilhão de telespectadores em todo o mundo e com uma plateia de 72.000 espectadores que encheram o Wembley Stadium, Freddie Mercury liderou a icônica performance da banda “Queen”, que ajudou a arrecadar mais de 30 milhões de libras em prol dos famintos da Etiópia. Até hoje, a apresentação é tida como uma das melhores performances ao vivo de todos os tempos. E não é para menos.

“Queen” foi e segue sendo, uma das bandas mais bem-sucedidas ever. Recordista em vendas a nível mundial, dona dos maiores hits com direito a músicas que percorrem diversos gêneros, ela influenciou toda uma geração!

“Bohemian Rhapsody” além de funcionar como biografia e mostrar como os integrantes do grupo mudaram o music world, é também uma verdadeira celebração da banda, das suas inesquecíveis músicas, dos integrantes Brian May (Gwilym Lee), Roger Taylor (Ben Hardy ) e John Deacon (Joseph Mazzello) e claro, da figura do cantor Freddie Mercury (Rami Malek), que desafiou estereótipos e quebrou convenções para se tornar um dos artistas mais amados ever!

Além disso tudo, os figurinos, em especial os de Freddie, são verdadeiro capítulo à parte na produção. É por isso, que a #FilmesObrigatórios de hoje fica por conta desse verdadeiro sucesso atual!

Freddie Mercury já dizia: "Eu me divirto com minhas roupas no palco; não é um show que você está vendo, é um desfile de moda". Então, para prestar tributo a essa figura que moldou também a moda dos 70s/80s, os figurinos deveriam estar à altura. Verdade seja dita, Rami Malek incorporou Freddie brilhantemente. A semelhança entre os dois é fora de série! E parte dessa construção, é feita pelos figurinos que ele usa.

Live Aid
Divulgação
Live Aid

As tantas referências, o estilo pioneiro andrógeno, o estilo rock, boho, o uso de peças extravagantes e a miscelânea de estilos, o consagram também como ícone fashion. E tudo isso, pode ser visto no filme.

O responsável pelos figurinos é Julian Day, conhecido pelo seu trabalho em “Diana” (2013), “In The Heart of The Sea” (2015), “Inferno” (2016), “Terminal” (2018) e “Robin Hood” (2018).

Julian contou que o processo de pesquisa foi relativamente fácil, em especial pela ajuda de Brian May! Ele disse que Brian tem um extenso arquivo do “Queen”, com direito a livros, fotografias pessoais e de todas as suas turnês. As fotos originais foram essenciais para a busca de peças em lojas vintage e também para recriar peças icônicas. Brian também emprestou suas próprias roupas para o filme! Vale lembrar que tanto ele como Roger Taylor foram produtores musicais e consultores criativos do filme!

Para a Sheer Heart Attack Tour de 1974 no Japão, Freddie usou um look feito pela estilista Zandra Rhodes. Inclusive, rumor has it que Freddie entrou na boutique de Rhodes e ela estava fazendo um vestido de noiva, pelo qual Freddie se apaixonou. Zandra teria cortado a parte de baixo do vestido e feito-lhe a icônica, “the Angel”: a blusa branca, alada e plissada tão marcante em seu guarda-roupa. A mesma peça foi inclusive, recriada pela própria Zandra para o filme!

The Angel, Sheer Heart Attack Tour
Divulgação
The Angel, Sheer Heart Attack Tour

O visual mais desafiador para criar também foi o mais simples. O icônico look jeans + regata branca, usado por Freddie no Live Aid de 1985, deu mais trabalho que a maioria dos looks do filme. Julian contou que entrou em contato com a Adidas e eles reproduziram os sapatos originais que ele vestiu, e a Wrangler também recriou os jeans que Mercury usou no evento. Já para a regata branca, Day contou que foram feitos quase 30 modelos até que eles encontrassem a que tivesse o caimento e corte perfeitos.

A parte mais legal talvez seja o fato de toda a construção de figurino com os passar dos anos e de acordo com a fase da vida das personagens. É isso que faz com que o figurino seja tão essencial e especial nesse filme!

E para quem já está querendo mais um filme incrível, cheio de músicas e amazing looks, ano que vem vai ser lançado o musical biográfico "Rocket Man", baseado na vida de Elton John! E adivinha quem irá fazer o figurino? Sim, Julian Day! Já podemos esperar outro desfile de moda nas telonas dos cinemas!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.