Tamanho do texto

“Tudo sobre moda”. O título sugere que o leitor encontrará tudo aquilo que engloba o universo da moda em um só livro.

TUDO SOBRE MODA
Divulgação
TUDO SOBRE MODA

Tudo. Mas será possível, um único livro conseguir abordar absolutamente tudo o que diz respeito a gigantesca totalidade da moda?  

 O #LeiturasObrigatórias de hoje acredita que pelo menos em parte, sim. E acredita que o livro “ Tudo sobre moda ” atende ao desafio que seu título sugere, de forma que hoje, ele será o objeto de análise.

Marnie Fogg , fashion expert, juntamente com um time de críticos e jornalistas especializados, se reuniram nessa tarefa, muito bem-sucedida, de organizar em uma única publicação centenas de assuntos que constroem, ouso dizer, quase toda a história da moda; abordando-a em todos os quatro cantos do mundo, desde 500 a.c até os dias de hoje.

  O livro é organizado em ordem cronológica, o que permite uma melhor análise e compreensão de tudo que ele aborda, traçando a evolução da moda período a período. Contando também com um recurso diferente e muito explicativo: “ linhas-do-tempo ” acompanham todos os temas estudados, no qual são detalhados os principais acontecimentos ao longo dos anos que ajudam a fornecer os contextos histórico e cultural àquilo que está sendo analisado.

 É feita uma verdadeira jornada que conduz os leitores através das principais épocas da história da moda: Grécia e Roma clássicas, a indumentária chinesa da dinastia Tang, do Império Otomano e do Renascimento; o Traje Romântico, o surgimento do quimono japonês, a Belle Époque e o Art Déco... até ao ready-to-wear, a Alta Costura, o street style de Tóquio, a ascensão do e-commerce, como designers revolucionaram a moda nos últimos anos - e ainda muito mais!

 Se você quer aprender mais sobre a moda contemporânea afrocêntrica, sobre o fenômeno de roupas prêt-à-porter de luxo, o sucesso e tecnologias das roupas esportivas, o conceito do A- POC ( A Piece of Clothing ) desenvolvido por Issey Miyake , e conhecer mais sobre a história de peças como o Loafer da Gucci , ou o terno desconstruído de Giorgio Armani , saiba que nesse livro todos esses assuntos estão presentes. Detalhe para o “ Perfil do estilista ”: outro recurso do livro, que faz uma breve biografia dos mais importantes estilistas de todos os tempos.

 Pontos também para a incrível iconografia: são mais de mil ilustrações ao longo do livro. Começando com a capa e o icônico Vestido Mondrian de Yves Saint Laurent , e percorrendo todas as páginas do livro, adornadas com afrescos e esculturas de séculos atrás, até fotografias, esboços, desenhos e pinturas!

 Vale ressaltar também o imprescindível e recorrente exercício de contextualizar a sociedade e a cultura em que cada vestimenta, indumentária, estilo e movimento surgiu, de forma que sempre sejam traçados paralelos entre moda e todos os outros segmentos da sociedade.  

 Repleto de informações indispensáveis ​​sobre todos os aspectos da moda, esta referência enciclopédica é envolvente, abrangente e um recurso indispensável para quem gosta do assunto e quer aprender um pouco, ou “ tudo ”, sobre ele.  

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.