Tamanho do texto

Se você parar para pensar sobre a moda e sobre as grandes criações que fizeram e fazem tanto sucesso nesse universo, verá que todas se associam à grandes nomes ou à grandes nações.

De Lillian Pacce
Divulgação
De Lillian Pacce

A Alta Costura francesa e Coco Chanel, os sapatos italianos e Salvatore Ferragamo, o estilo punk e a britânica Vivienne Westwood...

Todos esses países têm tradição em algum segmento em especial da moda, e ao longo dos anos, seus designers fizeram história e revolucionaram o mundo fashion de alguma maneira. Mas e o Brasil? O que temos, no quesito moda, que é verdadeiramente característico nosso e que nos representa frente ao mundo?

 Em 2016 foi comemorado os 70 anos da invenção do biquíni. Invenção essa, tão polêmica, que depois de escandalizar o mundo, se tornou um verdadeiro sucesso! E a jornalista, apresentadora e editora de moda Lilian Pacce aproveitou a data, para contar a história dessa peça, que apesar de ter origem francesa, acabou se tornando símbolo máximo de moda do nosso Brasil.

 “O Biquíni Made In Brazil”, uma verdadeira homenagem ao nosso país, traz uma completa pesquisa que durou mais de 10 anos sobre a história dessa peça, como foi a sua criação (sim, foi na França, mais especificamente no atol de Bikini, nas Ilhas Marshall) e como o Brasil se apropriou dessa criação e fez dela uma peça de verdadeiro DNA brasileiro.

 Lillian ainda conta a trajetória dos mais importantes designers no setor de moda praia brasileira, como: Amir Slama, David Azulay da Blue Man, Lenny Nimeyer, Jacqueline di Biase da Salinas e muitos outros. E arremata analisando como as peças que são produzidas no nosso país conseguem encantar o mundo inteiro, ser objeto de desejo em tantos outros países e ainda ser referência em qualidade.

 Conta ainda, com fatos, curiosidades, a relação do brasileiro com a peça, as diversas mudanças e costumes referentes a ela no decorrer das décadas e uma linha do tempo com acontecimentos que marcaram sua história ao longo dos anos.

 O livro é uma verdadeira referência no assunto, e aborda por completo a história do “duas-peças” que revolucionou a moda. Além da linguagem cool e leve de Lillian, ele ainda é composto por uma iconografia maravilhosa, com fotos incríveis, que fazem a publicação ainda mais especial e uma verdadeira #LeiturasObrigatórias!

 É uma leitura que mostra como nós, brasileiros, realmente revolucionamos essa peça e o nosso papel de destaque frente a seu gigante sucesso. Afinal, como diria Diana Vreeland: “O biquíni foi a invenção mais importante deste século depois da bomba atômica”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.