Tamanho do texto

Hoje é o aniversário da incrível Glória Coelho!

Hoje é o aniversário da incrível Glória Coelho!
Divulgação
Hoje é o aniversário da incrível Glória Coelho!

Estilista, escritora e um dos maiores nomes na moda brasileira, seu sucesso nacional e internacional já lhe rendeu diversos prêmios, sendo considerada pelo FFW um dos 50 brasileiros mais estilosos do mundo da moda. Para celebrar seu aniversário, relembramos alguns dos momentos mais marcantes de sua história e carreira!

Glória nasceu em Pedra Azul, Minas Gerais, onde estudou no colegial técnico “IADE” no curso de comunicação visual, e alguns anos depois no conceituado Studio Berçot em Paris. Foi casada com o estilista Reinaldo Lourenço (que era seu assistente), e com ele teve seu filho Pedro Lourenço, que seguiu os passos dos pais e se tornou também um grande estilista.

Em 1974 fundou sua primeira marca: “G”, que em 2000, passou a ser chamada de “Glória Coelho”, nome que permanece até hoje. Na década de 90, lançou uma segunda marca, a Carlota Joakina, linha voltada para o público jovem.

Glória já desfilou suas coleções na “Madrid Fashion Week”, no desfile beneficente em Isschot (Bélgica) e na Semana da Moda em Lisboa. Atualmente, ela tem lojas no Brasil e showroom em Paris e Londres, e exporta para outros países da Europa, Estados Unidos, Canadá, China, Líbano e Kuait.

E além de ser uma incrível estilista, em 2007 ela se aventurou no mundo da literatura, e lançou seu primeiro livro pela editora “Cosac Naify” na coleção “Moda Brasileira”. O segundo livro foi lançado em 2011 juntamente com a exposição “Glória Coelho - Linha do Tempo” no Museu da Casa Brasileira.

Em seus mais de 40 anos de história, a marca “Glória Coelho” já foi premiada diversas vezes como o “Phytoervas Fashion Awards”, Melhor Estilista 1997, Prêmio Champion of Fashion Targets Breast Cancer CFDA Foundation IBCC 2003, Prêmio Moda Brasil de Melhor Estilista do ano 2009/2010, Prêmio da revista Época São Paulo de Melhor Estilista do ano de 2010/2011 e o Prêmio Shell de Teatro – Melhor Figurino 2014, 27ª edição.

E quando se trata de moda, é um capítulo à parte: seu estilo minimalista, sofisticado e prático, cheio de assimetrias, dobraduras, recortes geométricos e alfaiataria (sua marca registrada) é combinado com avançadas tecnologias têxteis, com muita inspiração na arquitetura, arte e decoração. Os materiais inclusive, são um dos pontos mais especiais nas coleções de Gloria: com um trabalho forte de pesquisa de tecidos, ela chega até mesmo a desenvolver alguns deles.

Glória não se conteve só com roupas, já tendo assinado também sapatos para a gaúcha Tches Brazil, lustres para a Bertolucci, móveis para a Dell Anno e também produzido uma exposição no Senac São Paulo sobre sua trajetória. 

Uma verdadeira representante da moda brasileira, Glória Coelho é incrível! Feliz aniversário!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.