Tamanho do texto

A Parisiense - O Guia de Estilo de Ines de la Fressange

A Parisiense
Divulgação
A Parisiense

Nascida na França, Ines de La Fressange é uma ex-modelo, musa de várias fashion brands ao redor do mundo, empresária e jornalista. Aos 17 anos fez seu primeiro trabalho para a revista Elle francesa (1974), desfilou logo depois para o estilista Thierry Mugler e foi a primeira modelo a assinar um contrato de exclusividade com a Maison Chanel.

Além de tudo isso, Ines é o símbolo supremo da moda chic francesa, uma das mulheres mais elegantes do circuito fashion e ícone de estilo. Em 2011, ela reuniu todo seu know-how no assunto e escreveu o best-seller “A Parisiense – O guia de estilo de Ines de la Fressange”. A moda “La Parisienne”, é reconhecida e copiada por mulheres de todo o mundo, pelo fato de mesclar tendências com clássicos da moda, de maneira elegante e atemporal.

Escrito em parceria com a jornalista de moda da revista Elle, Sophie Gachet, o livro atende, ao longo de suas mais de 200 páginas, as mais diversas categorias. Inicialmente atua, de fato, como um guia de estilo, com dicas de moda e de como conseguir o tão estimado e reconhecido estilo das parisienses.

Dentre os tantos ensinamentos compartilhados por Ines, vale citar a celebração do estilo individual: a autora garante que as parisienses não são as seguidoras mais assíduas de tendências, e garante que a “receita para o sucesso” é usá-las com critério e moderação, as incorporando ao seu próprio estilo. E afirma: A moda é feita para nos divertirmos!

O guia ainda inclui dicas como: investir em poucas e boas peças; sugestões de como usar trench coat, o pretinho básico e blazer; a importância de acessórios na construção do estilo; o que vestir em eventos de última hora... E isso tudo claro com base no style à la Parisienne!

Além disso, a autora afirma que se engana quem pensa que as parisienses vivem à base de Chanel, Hermès e Louis Vuitton. Muito pelo contrário, elas adoram a brincadeira do “high-low”, que se configura em misturar peças de grifes a peças mais em conta! Para isso, ela faz uma seleção com mais de 20 endereços (menos conhecidos, mas não menos interessantes), das lojas mais sensacionais fora do circuito de luxo, como: Souer, Petit Bateau, Le Bon Marché e Causse.

Claro, que quando o assunto é Paris, não se pode deixar de fora o universo da beleza! E é por isso, que o livro também conta com as dicas de beleza que as parisienses tomam como lei! A autora ainda compartilha seus produtos favoritos, como o creme de cutículas Dior e o óleo para o corpo da Neutrogena; conta curiosidades de como cuidar dos cabelos e ensinamentos “para ficar sempre bela”: ser indulgente, sorrir, aceitar que existem dias ruins e aproveitar os dias bons!

O livro ainda vem com dicas de decoração e organização, como manter seu guarda-roupa arrumado e endereços de lojas de artigos para casa e galerias! E para finalizar, um capítulo inteiro dedicado aos lugares de Paris que ela mais gosta, como museus, livrarias, spas, lojas infantis, salões de beleza, hotéis e claro, restaurantes!

“A Parisiense” é um daqueles livros que todos aqueles que amam moda, em especial o estilo das francesas, deve ler! E ninguém melhor do que Ines de la Fressange para escrever um livro sobre as parisienses com tanta maestria e conhecimento! Além de uma leitura leve, informativa e divertida, ele ainda é um livro lindo com ilustrações incríveis que adornam todas as suas páginas, feitas pela própria autora, e que o fazem uma verdadeira #LeiturasObrigatórias!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.