Tamanho do texto

Verdade seja dita, quando pensamos nos filmes que mais marcaram a história pelos figurinos de suas personagens, logo lembramos de “As Patricinhas de Beverly Hills”.

As Patricinhas de Beverly Hills
Divulgação
As Patricinhas de Beverly Hills

Os outfits das personagens, em especial os de Cher Horowitz, foram tão marcantes, que elas se consagraram como verdadeiros ícones na moda, influenciando até hoje (depois de mais de 20 anos de sua estreia) o fashion world!

É incontestável que Alicia Silverstone, com seu papel de Cher, definiu o estilo de toda uma geração durante os 90s, mas o seu poder fashion foi tanto, que duas décadas depois, ele segue atual e ditando tendências. Por isso, a #FilmesObrigatórios de hoje, fica por conta do sucesso atemporal, “As Patricinhas de Beverly Hills” (“Clueless”, 1995).

O figurino é marcado, em especial, pelo desfile extravagante de xadrez: Estima-se que foram usados mais de 50 padrões diferentes! Um dos looks mais emblemáticos do filme é o icônico conjuntinho amarelo xadrez Jean Paul Gaultier de Cher! O clássico amarelinho, segundo Mona May, figurinista do filme, foi bem difícil de encontrar: “Nós provavelmente tentamos umas 15 roupas diferentes. Todas com estampa xadrez, eram vestidinhos, macaquinhos, coisas diferentes. Quando colocamos o amarelo foi ‘Uau, é esse!'”.

As Patricinhas de Beverly Hills
Divulgação
As Patricinhas de Beverly Hills

Vale citar também o vestido branco Calvin Klein de Cher, na date night com Christian Stovitz (Justin Walker), os looks cool de Josh Lucas (muitas das roupas do figurino eram do próprio ator, Paul Rudd), os hair accessories, como boinas, fivelas, chapéus e tiaras de Dionne Davenport (Stacey Dash), as camisas com tricôs, as roupas de ginástica das garotas e claro, o estilo particular de Tai Frasier (Brittany Murphy) que sofre um makeover ao decorrer do filme!

Já nas curiosidades: você sabia que Reese Witherspoon e Sarah Michelle Gellar fizeram testes para o papel da Cher? E que até Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow foram consideradas?

 A personagem de Alicia troca de roupa 63 vezes no filme! E a atriz, aliás, ficou com todas as peças que usou no longa! O orçamento do filme, foi de US$ 200 mil (o que, by the way, não é nada extravagante se compararmos com os valores das produções atuais)!

E a responsável por esse figurino incrível, foi Mona May! Esse inclusive, foi o primeiro filme no qual Mona trabalhou como figurinista! Foi ele que ajudou a consagrar sua carreira, e lhe rendeu trabalhos em filmes e séries de sucesso como “Encantada” (2007), “O Pequeno Stuart Little 2” (2002), “Santa Clarita Diet” (2017) e “Esposa de Mentirinha” (2011)!

Já nas mais recente news, o filme vai ganhar uma adaptação para o teatro! A roteirista original do longa, Amy Heckerling, vai escrever a peça que, ao que tudo indica, será exibida entre 20 de novembro e 13 de janeiro de 2019! De Beverly Hills direto para Broadway!

As Patricinhas de Beverly Hills
Divulgação
As Patricinhas de Beverly Hills

Além de ser um dos maiores sucessos da década de 90 e contar com alguns dos quotes mais engraçados de todos os tempos, (“Ugh! As if! ”, “Going postal”, “Like, whatever”, “May I please remind you that it does not say ‘RSVP’ on the Statue of Liberty. ”, e “He does dress better than I do. What would I bring to the relationship? ”), o filme é uma referência absoluta em moda! E filme obrigatório, para todos que gostam de filmes com gostinho de “Sessão da Tarde”, com comédia, romance, e claro, figurinos maravilhosos! Até porque, como diria Cher: “This is an Alaïa... It’s like a totally important designer”!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.